Dra Fernanda Joslin

Arritmia Cardíaca

Quando o coração sai do ritmo

O coração é o maestro do nosso corpo, regendo cada batida para que toda a orquestra trabalhe em harmonia. 

Quando esse coração está trabalhando dentro da normalidade, esperamos que ele bata de 50 a 100 vezes por minuto.

Mas e quando ele perde o ritmo? 

O coração pode trabalhar em descompasso: bater mais rápido, mais lento ou de forma irregular e, para isso, damos o nome de arritmia cardíaca.

Apesar de parecer inofensiva, as arritmias se diferem pelos sintomas, gravidade e tipos de tratamento.

E quais são os tipos de arritmia?

Existem muitos tipos de arritmia, e elas podem ser benignas ou bastante preocupantes.

E o que sentimos quando temos arritmia?

Certas arritmias não apresentam sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Mesmo assim, ela pode estar silenciosamente comprometendo a saúde do coração –  ressaltando mais uma vez a importância do check-up cardiovascular.

Já outros tipos podem sugerir sintomas como:

Palpitações ou batimentos irregulares

Fraqueza, sensação de cansaço e tonturas

Dificuldade para respirar

Desconforto no peito

Por que a arritmia acontece?

A arritmia pode ter diferentes causas. Entre os principais fatores, a predisposição genética, vinda do histórico familiar, o estilo de vida pouco (ou nada) saudável e condições como diabetes, hipertensão e colesterol.

Esses fatores são como peças de um quebra-cabeça e é função da cardiologista entender como elas se conectam para oferecer o melhor cuidado.

Quando procurar um cardiologista?

Muitas vezes, negligenciamos sinais que o corpo nos dá, mas qualquer sintoma que fuja da normalidade ou que esteja atrapalhando sua rotina, merece uma atenção especial.

Além disso, se você faz parte do grupo de risco para doenças cardiovasculares, também precisa fazer acompanhamento com o cardiologista.

Um convite para cuidar do ritmo do seu coração

Seja prevenindo problemas futuros ou lidando com uma condição já existente, cuidar do coração é uma escolha que reflete diretamente na qualidade de vida.

O tratamento da arritmia depende da causa e da gravidade do problema. 

Em alguns casos, mudanças no estilo de vida, como melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos de forma moderada, reduzir o estresse e manter o acompanhamento com especialista são suficientes para restaurar o equilíbrio.

Em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou a realização de procedimentos, como a ablação cardíaca, que corrige as áreas do coração responsáveis pelo ritmo irregular, ou até mesmo o uso de dispositivos cardíacos artificiais.

A Dra. Fernanda Joslin está pronta para cuidar clinicamente do seu coração com experiência e muito conhecimento.

Com uma abordagem técnica, científica e humana, a Dra. Fernanda Joslin está pronta para oferecer um atendimento personalizado, onde o foco é entender você e oferecer as melhores soluções para a saúde do seu coração.

Não espere o coração “sair do ritmo” para buscar ajuda. Agende sua consulta, cuide da sua saúde e mantenha a melodia da sua vida em harmonia. 

Seu coração merece o melhor cuidado.