O coração é um órgão vital, responsável por bombear sangue e oxigênio para o corpo inteiro e, portanto, essencial para o funcionamento do nosso organismo.
No entanto, esse órgão também é vulnerável a condições que podem comprometer sua função.
Reconhecer os sinais, entender os riscos e buscar acompanhamento médico especializado são passos essenciais para garantir a saúde do coração.
Conheça as principais condições cardíacas, aprenda a reconhecer os sinais de alerta e saiba como proteger o seu coração, esse órgão tão precioso.
O infarto do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando o fluxo de sangue nas artérias do coração é interrompido, geralmente devido a um bloqueio nas artérias coronárias.
Essa interrupção impede que o músculo cardíaco receba oxigênio, causando danos permanentes ao tecido, se não tratado a tempo.
Sinais de alerta:
Dor ou pressão intensa no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço, costas ou mandíbula;
Falta de ar;
Suor frio;
Náusea ou tontura;
Palidez ou sensação de cansaço extremo.
A angina é constantemente descrita por dores ou desconforto no peito causados pelo baixo fluxo sanguíneo para o músculo do coração. É um sinal de alerta de que algo está errado nas artérias coronárias.
Diferente do infarto, a angina pode ser temporária, mas não deve ser ignorada, pois pode ser um sinal de que algo mais grave está se desenvolvendo.
Na insuficiência cardíaca, o coração perde a capacidade de bombear sangue de forma eficiente. Isso pode acontecer gradualmente, tornando tarefas simples, como subir escadas ou caminhar curtas distâncias, extremamente cansativas.
Além disso, o corpo pode reter líquidos, causando inchaço nos pés e nas pernas, e a respiração pode se tornar difícil, até mesmo em repouso.
Essa condição, embora crônica, pode ser controlada com acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida.
A doença arterial coronariana é uma das principais causas de infarto e ocorre quando as artérias que alimentam o músculo do coração com nutrientes e oxigênio ficam estreitadas ou bloqueadas por placas de gordura.
Esse bloqueio reduz o fluxo sanguíneo e pode causar sintomas como dor no peito (angina) ou, em casos mais graves, levar ao infarto.
A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode ser causada por infecções, reações autoimunes ou toxinas.
Em alguns casos, ela pode passar despercebida, mas, em outros, causa sintomas como cansaço extremo, falta de ar, batimentos cardíacos irregulares e em situações graves pode levar a insuficiência cardíaca.
As condições cardíacas são influenciadas por diversos fatores:
Identificar esses fatores e gerenciá-los é fundamental para a prevenção de infartos e outras doenças do coração.
A saúde cardiovascular deve ser uma prioridade em todas as fases da vida.
O acompanhamento com um cardiologista vai além de tratar doenças; é uma oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar geral.
Com uma abordagem correta e foco na prevenção, a Dra. Fernanda Joslin utiliza os mais recentes conhecimentos na cardiologia para atender às necessidades singulares de seus pacientes.
Cuidar do coração é investir em mais energia, disposição e tranquilidade para viver mais e com saúde.
Entre em contato, agende sua avaliação, viva mais e melhor!